quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Alergias, asmas e afins

Quero aqui dar a minha contribuição acerca de alergias, asmas e afins.

A minha contribuição vem da minha experiência pessoal e de testemunhos de outras pessoas, pois não sou médica nem tenho experiência em medicina.
Tenho asma desde bebé (actualmente tenho 29 anos) e sempre tive muitos problemas com nariz congestionado, alergias, rinites e sinusites. Posso dizer-vos que a minha mãe fez o que pode para tratar todos estes problemas e que só a natação e umas vacinas a partir dos 10 anos de idade começaram a aliviar os problemas. Mas ... só a aliviar.

Há uns anos atrás comecei a investigar por mim própria em várias frentes, o que poderia melhorar. Infelizmente em Portugal a informação ainda é muito escassa e por isso mesmo investiguei tudo o que pude no estrangeiro (leia-se internet) ao mesmo tempo que me iam chegando testemunhos de outros casos.

A causa maior dos meus problemas é a sensibilidade aos lacticinios, que são considerados vitais para o nosso desenvolvimento. Ora isso nao é bem assim... Hoje em dia felizmente sabe-se que as proteinas dos lacticinios podem ser mais prejudiciais que benéficas em despoletar alergias, muitas vezes logo à nascença com a introdução de leites artificiais ou mais tarde com a introdução de leite de vaca.
E os pediatras/médicos que dizem que as reações terão que ser mais severas (leia-se diarreias e afins) para ser considerado alergico, estão desactualizados!
Pude comprovar por mim mesma, mais uma vez, aquando do nascimento da minha filha, à 7 meses atrás.

Além das substâncias normais (chocolate, citrinos, tomate) aconselho a quem quiser fazer essa experiência a substituir os lacticinios da alimentação do bebé, da criança ou do adulto, e ainda a quem quiser ir um pouco mais longe a substituir arroz/massas/farinhas/açucar brancas por integrais pois essas substâncias também são causadoras do muco que nos entope os bronquios e no nariz.

Eu deixei de consumir zirtec, ventilans e afins por completo e é raro ter problemas de asma e alergias hoje em dia.
Exige paciência, pois a questão não se resolve de um dia para o outro, o nosso organismo precisa de se desintoxicar. Mas sou uma pessoa muito mais saudável e isso não tem preço.

Sem comentários: